Pular para o conteúdo principal

composição dos modos verbais



Composição dos modos verbais
Amicus optma vitae possessio ”, Alberto I.  [Moisés, Letras – bloco 2].

MODO VERBAL
TEMPO VERBAL



FORMA VERBAL
INDICATIVO
PRESENTE
Eu ando
PRETÉRITO IMPERFEITO
Eu andava
PRETÉRITO PERFEITO SIMPLES
Eu andei
PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO
Eu tenho andado
PRETÉRITO MAIS-QUE-PERF. SIMPLES
Eu andara
PRETÉRITO MAIS-QUE-PERF. COMPOSTO
Eu tinha andado
FUTURO DO PRESENTE SIMPLES
Eu andarei
FUTURO DE PRESENTE COMPOSTO
Eu tenho andado
FUTÚRO DO PRETÉRITO SIMPLES
Eu andaria
FUTURO DO PRETÉRITO COMPOSTO
Eu teria andado
SUBJUNTIVO
PRESENTE
Que eu ande
PRETÉRITO IMPERFEITO
Se eu andasse
PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO
Que eu tenha andado
PRETÉRITO MAIS-QUE-PERF. COMPOSTO
Se eu tivesse andado
FUTURO SIMPLES
Quando eu andar
FUTURO COMPOSTO
Quando eu tiver andado
IMPERATIVO
IMPERATIVO AFIRMATIVO
Anda tu, ande você
IMPERATIVO NEGATIVO
Não andes tu, não ande você













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECLINAÇÕES LATINAS

AS CINCO DECLINAÇÕES DA LÍNGUA LATINA “ Abusus optimi pessimus” ,Gregório I. [Moisés, Letras – bloco 2/Set, 2011] PRIMEIRA DECLINAÇÃO - ae Palavras femininas CASO SINGULAR PLURAL NOMINATIVO rosa rosae VOCATIVO rosa rosae ACUSATIVO rosam rosas GENITIVO ros ae rosarum DATIVO rosae rosis ABLATIVO rosa rosis SEGUNDA DECLINAÇÃO - i Palavras masculina em: US CASO SINGULAR PLURAL NOMINATIVO dominus domini VOCATIVO domine domini ACUSATIVO dominum dominos GENITIVO domin i dominorum DATIVO domino dominis ABLATIVO domino dominis Palavras em: ER CASO SINGULAR PLURAL NOMINATIVO puer pueri VOCATIVO puer pueri ACUSATIVO puer

resenha do filme O preço do Desafio

RESENHA DO FILME O PREÇO DO DESAFIO Moisés C. Bezerril ELEMENTOS CONTEXTUAIS DO FILME   Professor: Quer ser professor;                      Didática diferente;                      Contextualiza suas aulas;                      Se importa com seus alunos;  Escola: Em periferia (pobre e violenta)                Latinos                Grau de violência alto                Professores desmotivados: ·        Fora de suas áreas ·        Ganham pouco ·        Insucesso(culpam os alunos por isso) Alunos: Pobres                Famílias desestruturadas (em sua maioria)                Desinteressados                Desmotivados                Resignados ao aparente “futuro ruim”. Desafio : Não apenas ensinar para passar na prova, mas provocar modificações para a vida diária; torná-los questionadores, reflexivo de seus próprios desafios do dia-a-dia, e desvendar mudanças para o futuro. Resultado Final: Os alunos se saem muito bem, 18 al

Morfologia e Língua Portuguesa

MORFOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA: CONCEITOS CENTRADOS NA FUNCIONALIDADE LINGUÍSTICA Maria Lina de Oliveira Assunção Tendo em vista o predomínio da gramática Greco – latina durante muitos anos e a insatisfação por muitos estudiosos, vemos uma reação a esse modelo normativo, onde estudiosos da linguagem começam então uma mudança nesse contexto gramatical e originam-se nesse período dois modelos de gramática: gramática comparativa e a linguística histórica, que desencadearam vários fatores para ampliação de conceitos linguísticos, proporcionando uma diferente relação entre as dicotomias básicas criadas por Saussure,  nascendo assim o estruturalismo baseado no estudo da gramática e os vários elementos que pressupõem os estudos linguísticos, que tem por objetivo esclarecer suas respectivas funções e consequentemente estabelecer métodos para a funcionalidade da língua.           Em cima do conceito do vocábulo morfológico dado por Mattoso Câmara Jr., que classifica as unidades form