Pular para o conteúdo principal

resenha do filme O preço do Desafio


RESENHA DO FILME O PREÇO DO DESAFIO
Moisés C. Bezerril



ELEMENTOS CONTEXTUAIS DO FILME


 Professor: Quer ser professor;
                     Didática diferente;
                     Contextualiza suas aulas;
                     Se importa com seus alunos;

 Escola: Em periferia (pobre e violenta)
               Latinos
               Grau de violência alto
               Professores desmotivados:
·       Fora de suas áreas
·       Ganham pouco
·       Insucesso(culpam os alunos por isso)

Alunos: Pobres
               Famílias desestruturadas (em sua maioria)
               Desinteressados
               Desmotivados
               Resignados ao aparente “futuro ruim”.

Desafio: Não apenas ensinar para passar na prova, mas provocar modificações para a vida diária; torná-los questionadores, reflexivo de seus próprios desafios do dia-a-dia, e desvendar mudanças para o futuro.
Resultado Final: Os alunos se saem muito bem, 18 alunos são aprovados e resultados nos alunos seguintes mostram que houve modificações na própria escola.
   
                                                                                                                                                                                                                                            
SINOPSE COMPREENSIVA DO FILME

      O filme se passa nos E.U.A, no início dos anos  80. Um homem deixa seu emprego onde era bem remunerado para se tornar professor. É designado para ensinar numa escola de periferia onde a maior parte dos alunos é de origem latina e pobres.
  Passa a ensinar cálculos (álgebra) a uma turma de alunos desinteressados e desmotivados, mas logo começam as mudanças neste quadro pois o professor usa de métodos didáticos diferenciados, suas aulas são divertidas, seus exercícios são aplicados ao dia-a-dia dos alunos, aos poucos sua empolgação em ensinar é transmitida aos alunos que passam a querer aprender.
     Os alunos desta escola vêm obtendo resultados ruins ano após ano nos exames nacionais e para a escola continuar com a licença para funcionar precisa se sair melhor naquele ano.
      Acontece que os próprios professores estão desmotivados e considerando os seus alunos incapazes, com exceção de um, o Sr. Kimo ele acha que pode dar mais de si e que os alunos não são incapazes como os outros professores pensam.
      O Sr. Kimo toma aquele exame como um desafio e motiva seus alunos a lutarem por aquela “vitória”, não apenas o exame em si, mas  como uma forma deles provarem que são capazes de conseguir tirar a nota desejada.O professor se envolve no dia-a-dia dos seus alunos, mostra que se importa com eles, se torna seu grande amigo, mostra pra eles que eles são capazes de ir além daquele teste, são capazes de melhorar a vida, de se tornarem cidadãos lutando por uma vida melhor, e não apenas se resignado a um destino que o social e o econômico parecia haver traçado para eles.
      Os alunos se saem tão bem no exame que surge a suspeita de fraude dos resultados, pois como poderia alunos latinos pobres de uma escola de periferia obterem aquele resultado?
       Depois de uma investigação sem sucesso, depois de revisarem o assunto do ano inteiro em apenas um dia, refazem o teste, obtendo os mesmos resultados.
      Com estes resultados excelentes, o professor sente-se vitorioso, os alunos sentem-se motivados, indo até para universidades (coisa antes considerada inacessível e até desnecessária até para os próprios familiares), lutando por um futuro melhor e a escola passa nos anos seguintes a obter resultados cada vez melhores (o número de alunos que passam no exame é cada vez maior a cada ano.)  

SABERES DEDUZIDOS DO FILME

Elementos de autonomia: a escola pobre e desacreditada alcançou ótimos resultados ano após ano.

Elementos de diversidade: aluna que trabalhava como garçonete no restaurante do pai, mecânico, membro de gangues.

Elementos de inclusão: ingresso de aluna em universidade, membro de gangue passando a fazer parte da turma e obtendo a nota máxima no exame.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DECLINAÇÕES LATINAS

AS CINCO DECLINAÇÕES DA LÍNGUA LATINA “ Abusus optimi pessimus” ,Gregório I. [Moisés, Letras – bloco 2/Set, 2011] PRIMEIRA DECLINAÇÃO - ae Palavras femininas CASO SINGULAR PLURAL NOMINATIVO rosa rosae VOCATIVO rosa rosae ACUSATIVO rosam rosas GENITIVO ros ae rosarum DATIVO rosae rosis ABLATIVO rosa rosis SEGUNDA DECLINAÇÃO - i Palavras masculina em: US CASO SINGULAR PLURAL NOMINATIVO dominus domini VOCATIVO domine domini ACUSATIVO dominum dominos GENITIVO domin i dominorum DATIVO domino dominis ABLATIVO domino dominis Palavras em: ER CASO SINGULAR PLURAL NOMINATIVO puer pueri VOCATIVO puer pueri ACUSATIVO puer

Morfologia e Língua Portuguesa

MORFOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA: CONCEITOS CENTRADOS NA FUNCIONALIDADE LINGUÍSTICA Maria Lina de Oliveira Assunção Tendo em vista o predomínio da gramática Greco – latina durante muitos anos e a insatisfação por muitos estudiosos, vemos uma reação a esse modelo normativo, onde estudiosos da linguagem começam então uma mudança nesse contexto gramatical e originam-se nesse período dois modelos de gramática: gramática comparativa e a linguística histórica, que desencadearam vários fatores para ampliação de conceitos linguísticos, proporcionando uma diferente relação entre as dicotomias básicas criadas por Saussure,  nascendo assim o estruturalismo baseado no estudo da gramática e os vários elementos que pressupõem os estudos linguísticos, que tem por objetivo esclarecer suas respectivas funções e consequentemente estabelecer métodos para a funcionalidade da língua.           Em cima do conceito do vocábulo morfológico dado por Mattoso Câmara Jr., que classifica as unidades form