RESENHA DO FILME
O PREÇO DO DESAFIO
Moisés C.
Bezerril
ELEMENTOS CONTEXTUAIS DO
FILME
Professor: Quer ser professor;
Didática diferente;
Contextualiza suas aulas;
Se importa com seus alunos;
Escola:
Em periferia (pobre e violenta)
Latinos
Grau de violência alto
Professores desmotivados:
·
Fora de suas
áreas
·
Ganham pouco
· Insucesso(culpam os alunos por isso)
Alunos: Pobres
Famílias desestruturadas (em sua
maioria)
Desinteressados
Desmotivados
Resignados ao aparente “futuro
ruim”.
Desafio: Não apenas ensinar para passar na
prova, mas provocar modificações para a vida diária; torná-los questionadores,
reflexivo de seus próprios desafios do dia-a-dia, e desvendar mudanças para o
futuro.
Resultado Final: Os alunos se saem muito bem, 18 alunos são aprovados
e resultados nos alunos seguintes mostram que houve modificações na própria
escola.
SINOPSE COMPREENSIVA DO FILME
O filme se passa
nos E.U.A, no início dos anos 80. Um
homem deixa seu emprego onde era bem remunerado para se tornar professor. É
designado para ensinar numa escola de periferia onde a maior parte dos alunos é
de origem latina e pobres.
Passa a ensinar
cálculos (álgebra) a uma turma de alunos desinteressados e desmotivados, mas
logo começam as mudanças neste quadro pois o professor usa de métodos didáticos
diferenciados, suas aulas são divertidas, seus exercícios são aplicados ao
dia-a-dia dos alunos, aos poucos sua empolgação em ensinar é transmitida aos
alunos que passam a querer aprender.
Os alunos desta
escola vêm obtendo resultados ruins ano após ano nos exames nacionais e para a
escola continuar com a licença para funcionar precisa se sair melhor naquele
ano.
Acontece que os
próprios professores estão desmotivados e considerando os seus alunos incapazes,
com exceção de um, o Sr. Kimo ele acha que pode dar mais de si e que os alunos
não são incapazes como os outros professores pensam.
O Sr. Kimo toma
aquele exame como um desafio e motiva seus alunos a lutarem por aquela
“vitória”, não apenas o exame em si, mas
como uma forma deles provarem que são capazes de conseguir tirar a nota
desejada.O professor se envolve no dia-a-dia dos seus alunos, mostra que se
importa com eles, se torna seu grande amigo, mostra pra eles que eles são
capazes de ir além daquele teste, são capazes de melhorar a vida, de se
tornarem cidadãos lutando por uma vida melhor, e não apenas se resignado a um
destino que o social e o econômico parecia haver traçado para eles.
Os
alunos se saem tão bem no exame que surge a suspeita de fraude dos resultados,
pois como poderia alunos latinos pobres de uma escola de periferia obterem
aquele resultado?
Depois de uma
investigação sem sucesso, depois de revisarem o assunto do ano inteiro em
apenas um dia, refazem o teste, obtendo os mesmos resultados.
Com estes
resultados excelentes, o professor sente-se vitorioso, os alunos sentem-se motivados,
indo até para universidades (coisa antes considerada inacessível e até
desnecessária até para os próprios familiares), lutando por um futuro melhor e
a escola passa nos anos seguintes a obter resultados cada vez melhores (o
número de alunos que passam no exame é cada vez maior a cada ano.)
SABERES DEDUZIDOS DO FILME
Elementos de autonomia: a escola pobre e desacreditada
alcançou ótimos resultados ano após ano.
Elementos de diversidade: aluna que trabalhava como garçonete
no restaurante do pai, mecânico, membro de gangues.
Elementos de inclusão: ingresso de aluna em universidade,
membro de gangue passando a fazer parte da turma e obtendo a nota máxima no
exame.
Baixar o Filme - O Preço do Desafio - Dublado - http://mcaf.ee/qp9zb
ResponderExcluir